segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A culpa é das mitocôndrias

A história da menina com três pais biológicos.

Por Marília Siebert

Alana Saarinen, uma americana com 13 anos, é uma entre 50 pessoas do mundo que possui três pais biológicos: duas mães e um pai.

Se você já tinha dificuldades em lidar com dois pais, imagine três.

Alana é fruto de um tratamento para infertilidade realizado nos Estados Unidos. Nesse tratamento, o conteúdo citoplasmático de uma doadora é inserido no óvulo da mãe, sendo que o núcleo do óvulo permanece intacto. Assim, a mãe colabora com 50% do material genético nuclear e o pai com a outra parte do material genético nuclear.


Alana Saarinen uma das poucas pessoas no mundo que possuem três pais biológicos.
Fonte da Imagem: bbc.co.uk


A questão não seria tão polêmica se nosso material genético estivesse restrito ao núcleo de nossas células, mas nossas mitocôndrias também contêm DNA. No momento em que o conteúdo citoplasmático é inserido no óvulo também são inseridas várias mitocôndrias, cada uma portando uma molécula de DNA. Dessa forma, além do material genético nuclear formado pela combinação dos cromossomos herdados de seu pai e sua mãe,  Alana também possui mitocôndrias com o material genético da doadora, somando três pais biológicos.

Atualmente procedimentos como esse estão banidos dos Estados Unidos devido ao desconhecimento dos possíveis efeitos gerados pela manipulação dos gametas.  Para vocês terem uma ideia do quão delicada foi a situação, outras crianças resultantes do mesmo tratamento não tiveram vida tão próspera e morreram precocemente.

Enquanto isso, do outro lado do oceano Atlântico, uma técnica parecida com essa se encontra em trâmite para aprovação pelo parlamento britânico. Na Inglaterra, o objetivo não é ajudar casais com problemas para engravidar, mas auxiliar portadores de doenças mitocondriais que passariam essa anomalia genética às próximas gerações.

Um dos grandes motivos das críticas a implementação dessa técnica (e que a diferencia de qualquer outra já realizada) é que essa manipulação irá comprometer todos os descendentes das próximas gerações. Como as mitocôndrias de um indivíduo são herdadas exclusivamente de suas mães, todos os filhos de Alana (e de outras mulheres que venham a ter três pais biológicos) teriam mitocôndrias da doadora e as suas filhas passariam essas mitocôndrias para as próximas gerações. As consequências dessa paternidade tripla para as próximas gerações, ninguém sabe.

E você, o que acha disso?

Quer saber mais sobre o assunto? Consulte o artigo completo em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140901_mitocondrias_pais_cq.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário