terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nobel de Fisiologia ou Medicina 2013


O químico e inventor sueco Alfred Bernhard Nobel (1833-1896) foi um homem que fez fortuna produzindo explosivos. Em seu currículo, Nobel é o responsável pela invenção da dinamite. Alfred que estava infeliz com o uso militar dos explosivos que havia criado, ficou extremamente chocado após uma publicação francesa equivocada de um longo obituário1 feito para ele, por que engano, qualificando-o como "mercador da morte".
A criação dos Prêmios Nobel ocorreu por um acaso. Alfred Nobel deixou uma herança milionária em seu testamento redigido em 1895 que determinava a criação de uma instituição. O principal objetivo desta instituição seria de recompensar, a cada ano, pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, nos campos da paz ou da diplomacia, literatura, química, fisiologia ou medicina e física.


TEM BIÓLOGO GANHANDO O PRÊMIO

Inúmeros cientistas citados nas aulas de biologia já foram condecorados com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina: Robert Koch (1905); Camillo Golgi e Santiago Cajal (1906); Karl Landsteiner (1930); Hans Adolf Krebs (1953); Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins (1962); entre outros colaboradores. Em 2013 o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina foi atribuído para 3 cientistas: James E. Rothman (biomédico), Randy W. Schekman (biólogo) e Thomas C. Südhof (biomédico) por suas contribuições frente a um importante sistema de transporte em nossas células, a regulação do tráfego de vesículas. A ilustração a baixo sintetiza as contribuições dos condecorados.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/dois-americanos-e-um-alemao-levam-nobel-de-medicina-2013.html
MAS O QUE SÃO VESÍCULAS?

Vesículas são compartimentos envoltos por uma bicamada lipídica tipicamente pequenos, que armazenam, transportam, digerem e secretam moléculas, organelas e corpos estranhos às células. São formadas a partir de membranas pré-existentes, se destacando delas, e servindo para organização celular, além de também funcionarem como câmaras para reações químicas.
O sistema de transporte de vesículas da célula é um conjunto de subsistemas responsável pela formação, amadurecimento, fusão e secreção de vesículas no interior da célula.


___________________________________________________________________
1 “O rei da dinamite”. Lá, o jornal afirmava que Alfred Nobel, o homem que tinha construído uma fortuna explodindo coisas – e pessoas –, estava morto. Ao escrever o texto, o repórter confundiu o nome de Alfred com o de seu irmão Ludwig, esse sim morto no dia anterior. Nobel teve uma oportunidade concedida a poucas pessoas: ler seu próprio obituário ainda em vida. Aquilo que ele leu o horrorizou. (Fonte: Revista Superinteressante)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mataram o Marius

 

Autor: Marcelo Rennó Braga

Domingo dia 09/02/2014, Marius, de apenas um ano e meio de vida, foi executado com um tiro apesar de milhares de pedidos para evitar a morte do animal. Trata-se de uma girafa que habitava o zoológico de Copenhague na Dinamarca. A justificativa para execução foi à necessidade de evitar cruzamentos consanguíneos, aqueles em que se aumenta a chance de combinações genéticas indesejáveis. A necropsia foi transmitida ao vivo pela internet e visitantes puderam assistir no local o procedimento que terminou com a carne servida aos leões. A repercussão negativa foi tão grande que o diretor científico do zoológico foi até ameaçado de morte. Eu não tenho dúvidas que existiam alternativas para evitar a execução, entre eles intervenções contraceptivas e transferência para outros zoológicos. De fato, vários zoológicos se ofereceram em vão para receber o animal. Apesar da minha indignação ser genuína no mesmo final de semana comi um belo churrasco, uma costela de boi assada no fogo de chão. Agora enfrento um dilema moral; será que viro vegetariano ou deixo o próximo Boi Marius morrer em paz enquanto como minha picanha mal passada? Maldita contradição humana. 

Fonte da notícia: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/02/140209_girafa_polemica_fn.shtml

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Perfil do autor - Gustavo Franthesco Kerntopf

Olá! Nascido em Nova Londrina/PR, município interiorano, me graduei em Ciências Biológicas com Ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (Unipar, Paranavaí/PR) e conclui pós-graduação strictu sensu em Microbiologia - concentração em Virologia - pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina/PR). Enquanto educador, atuo no Ensino a Distância como tutor e, no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico como professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), além de desenvolver a modalidade de Ensino Não-Formal como Diretor de projetos e Mestre do Clã Pioneiro no Grupo Escoteiro Antonio Carlos (GEAC). Adoro pedalar, acampar e respirar o ar da mata, estudar e gosto de desafios.