quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Apresentação


O objetivo do Blog BioEcléticA é produzir potencialidades baseadas na pluralidade de Biologias. Que não se limitem ao contexto das atividades de sala de aula, mas permitam o compartilhamento das ações, pesquisas, atividades didáticas desenvolvidas pelos professores de Biologia que participam do BioEcléticA. Mas que possam ir além, na multiplicação que não sintetiza, não generaliza, mas que produz a diferença constantemente através da atividade no blog e suas imagens, intenções, respostas dos internautas, proliferações. Nós pretendemos divulgar e divagar a biologia em suas diferentes inter-relações com a educação, cultura, arte e política.

Também nos parece importante iniciar compartilhando sobre a motivação pelo nome. O ato de nomear sempre diz muito em relação ao que é nomeado. Pois bem: BioEcléticA.


BioEcléticA. Bio. Antepositivo do grego: bíos. Vida. Vida que aqui se expressa em sua mais ampla acepção: Biologia. Biodiversidade. Biotecnologia. Biomedicina. Biografia. Biosíntese. Biônico. Biópsia. Biografema. Biofilia. Biosfera.... Bio ou vida em variação contínua e ininterrupta.

BioEcléticA. De acordo com o dicionário Houaiss, o ecletismo se refere a uma linha teórica originada na Grécia antiga, que se caracteriza pela relação de vários argumentos de doutrinas filosóficas diversas, formando uma visão de mundo pluralista e multifacetada.
Nesse caso, biologias que se baseiam numa relação eclética com um mundo que é plural e múltiplo. Constituído por vários caminhos e possibilidades.

BioEcléticA. Também compondo uma referência com a Educação Ambiental (EA). Não a educação ambiental hegemônica já totalmente definida, ditando regras desgastadas e tentando desesperadamente mudar consciências, mas sim a educação ambiental como passagem, ou como mais um território a ser explorado no cruzamento entre as biologias que aqui se estabelecem.

É dessa confusão de significados que surge o BioEcléticA, pelas mãos de dois, biólogos e professores de biologia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário